Sabemos que o avanço da tecnologia inovou as maneiras de nos comunicarmos com os clientes, facilitando a vida de muitas empresas e marcas. Nesse sentido, melhorar as vendas significa se manter atualizado — e uma boa forma de fazer isso é utilizar aplicativos como o WhatsApp para imobiliarias.

Conseguir se comunicar de maneira imediata, podendo compartilhar fotos, vídeos e documentos e utilizando apenas a internet foi uma das grandes inovações propostas pelo aplicativo de mensagens instantâneas. Assim, se usado corretamente, o WhatsApp pode ser de extrema utilidade para imobiliárias.

Então, quer saber como é possível vender pelo aplicativo? Continue esta leitura e conquiste novas vendas!

Como funciona, de fato, o WhatsApp?

O aplicativo foi desenvolvido em 2009, surgindo no momento em que os smartphones estavam ganhando os gostos do público. Com ele, é possível enviar e receber mensagens instantâneas, fotos, vídeos e documentos utilizando uma conexão de dados móveis (EDGE, 3G e 4G) ou Wi-Fi.

De fato, a tecnologia muda o tempo todo, e o WhatsApp conseguiu acompanhar esses avanços — atualmente, são mais de 900 milhões de usuários ao redor do mundo.

aplicativo é muito simples e funcional, facilitando com ícones autoexplicativos a vida dos seus usuários. Utilizando o seu número de telefone, o WhatsApp importa todos os seus contatos que já são cadastrados para o serviço e ainda oferece a opção de adicionar novos usuários.

Nesse sentido, também existem diversas funcionalidades para quem utiliza o WhatsApp para imobiliárias. Algumas delas são a possibilidade de mostrar quando você está on-line, ter confirmações de leitura e envio e a criação de grupos de interação, com dezenas de pessoas.

Além disso, utilizando o WhatsApp as imobiliárias conseguem compartilhar as suas localizações atualizadas, facilitando o percurso do cliente até o imóvel do seu interesse. Sem contar a vantagem de poder realizar chamadas de áudio e vídeo sem custos adicionais.

Quais são as maneiras de utilizar o WhatsApp para imobiliárias?

Existem algumas dicas que você pode seguir para conseguir aumentar as suas vendas de imóveis por meio do WhatsApp para imobiliárias. Vejamos, então, as principais delas que preparamos para você:

Escolha uma foto profissional

Utilizar o WhatsApp para imobiliárias requer profissionalismo. É preciso saber transmitir a sensação de uma empresa séria — e isso começa com a sua imagem.

Defina uma foto de perfil (pode até conter a logo da imobiliária) que passe credibilidade aos contatos, demonstrando que os possíveis compradores estão conversando com profissionais capacitados para melhor atendê-los.

Procure não utilizar fotos com trajes informais, em festas, ingerindo bebidas alcoólicas ou em poses descontraídas. Lembre-se: os compradores de imóveis procuram corretores e imobiliárias sérias, em todos os sentidos, na hora de realizar um negócio.

Evite o uso de gírias

A linguagem utilizada durante as conversas na internet varia conforme os usuários e os propósitos. No entanto, quando se trata de usar o WhatsApp para imobiliárias, é preciso prestar atenção na hora de conversar com o cliente.

Tenha em mente que o WhatsApp é tratado como o estágio de atendimento ao cliente, sendo assim, é preciso muita atenção e cuidado para se expressar da melhor maneira.

Se o seu cliente é uma pessoa jovem, a conversa no aplicativo dá abertura para a utilização de emojis e abreviações. Já no caso de atendimentos para compradores mais velhos, é recomendável a preferência por uma linguagem mais formal.

Além disso, sabemos que corretores costumam usar abreviações pouco conhecidas para se referir a um imóvel, o que pode prejudicar o entendimento dos clientes. Dessa forma, é importante prestar atenção na hora de se comunicar e usar linguagem de fácil entendimento para o público.

Dê atenção aos clientes

Estamos em uma era de imediatismo — o público prioriza as empresas que prezam pelo atendimento com rapidez e agilidade para solucionar as suas dúvidas. Nesse sentido, use o WhatsApp para se comunicar com os clientes apresentando sempre respostas rápidas, agendando horários para visitações e resolvendo assuntos com agilidade. Isso é fundamental.

Priorize o envio de mensagens durante o horário comercial

Ninguém gosta de ser incomodado após as 18 horas ou durante a madrugada, correto? Justamente por isso, o WhatsApp precisa ser utilizado com cautela.

A sua empresa deve se organizar para enviar e responder as mensagens no período do horário comercial. Assim, o cliente não vai considerar o seu contato como um incômodo, valorizando esse ponto na hora de fechar negócio.

Adapte-se às necessidades dos clientes

Adotar novas tecnologias é uma oportunidade de melhorar os índices de vendas e a qualidade da empresa. Por outro lado, é um processo de adaptação, o que inclui a preparação de todos os funcionários da imobiliária. No caso WhatsApp para imobiliárias, isso não é diferente.

Os corretores vão precisar corresponder às expectativas dos clientes que entrarem em contato por meio do aplicativo, e deverão suprir as suas necessidades com rapidez, deixando-os satisfeitos com o serviço. Para isso, devem ser bem treinados.

Utilize um celular corporativo

Muitos funcionários e empresas acreditam que seja possível conciliar vida pessoal e profissional com as tecnologias atuais, no entanto, utilizar o seu próprio celular para conversar com familiares e amigos ao mesmo tempo em que trabalha com clientes, buscando fechar negócios, é perigoso.

Uma conversa equivocada, uma confusão com os nomes ou uma mensagem enviada de forma errada já pode ser motivo para perder uma venda. É melhor se prevenir e manter os assuntos separados, então, nada de decidir utilizar o seu próprio aparelho e número pessoal no WhatsApp para imobiliárias.

Em último caso, ser for inviável possuir dois aparelhos para usar o WhatsApp, estabeleça regras e horários para cada uso e siga as dicas que citamos anteriormente.

Como o WhatsApp ajuda na venda de imóveis?

Além de facilitar a comunicação entre as imobiliárias e os clientes, o aplicativo de mensagens instantâneas ainda é capaz de acelerar a duração da venda. Dessa forma, o giro da empresa vai ser maior, aumentando as negociações.

Como vimos, o modelo de comunicação instantânea proposta pelo WhatsApp para imobiliárias veio para transformar a forma como a compra e venda de imóvel vinha sendo praticada pelos corretores. Enfim, agora é possível realizar uma venda antes mesmo de o cliente visitar a sua nova residência ou investimento. E, com essas nossas dicas, você já sabe como aproveitar isso!

Então, gostou do post? Vale ressaltar que não foi apenas o WhatsApp que surgiu para melhorar as vendas de imóveis no Brasil. Ele é só uma das estratégias de marketing digital que as imobiliárias podem utilizar. Quer saber mais? Então confira o nosso guia completo sobre o assunto!