Notícias

Qual escolher: casa ou apartamento?

27/06/2018 - Qual escolher: casa ou apartamento?

noticias

Para muitos brasileiros ter um imóvel próprio é um dos maiores sonhos. No entanto, para realizar a compra de uma casa ou apartamento é preciso levar em consideração diversos fatores, como segurança, espaço, lazer e liberdade. Afinal, o investimento não é barato e a escolha errada pode trazer insatisfação e desconforto.

Diante desse cenário é comum surgir a dúvida de onde morar, mas verificando as vantagens que cada um desses tipos de imóveis têm para oferecer pode ser uma maneira de ajudar a tomar uma decisão certa antes de fechar o negócio.

Por isso, no artigo de hoje separamos as vantagens que cada moradia proporciona, para que você possa escolher a melhor opção que atende o seu perfil e as suas necessidades. Continue lendo e confira!

Quais as vantagens de comprar uma casa?

Quem opta por esse tipo de imóvel deseja ter mais conforto e privacidade, além de outras preferências que se tornam imprescindíveis quando justificadas por diversos fatores, tais como:

Maior espaço

Essa é uma das principais características de uma casa, pois geralmente a estrutura é bem maior do que a de um apartamento.

Os cômodos são mais espaçosos e na área externa do imóvel é possível contar com varandas e quintais, o que se torna muito favorável para quem deseja ter um jardim, espaço para lazer ou animais.

Mais liberdade

Para morar em uma casa ou apartamento é necessário respeitar as normas do bairro e da rua em que reside. Mas quando a opção escolhida é uma casa, o morador é quem faz as próprias regras.

Nesse caso, se ele quiser dar uma festa no quintal, por exemplo, não tem que se preocupar em fazer uma reserva ou comunicar o síndico, já que a estrutura do local é de total domínio do proprietário. Essa condição acaba gerando um senso de mais liberdade e privacidade para quem escolhe uma casa para morar, pois não precisa compartilhar o espaço com pessoas desconhecidas.

Sem custos com condomínio

A maioria das pessoas que tem suas casas em bairros abertos tem a obrigação de pagar impostos públicos relacionados a cada imóvel.

Porém, não precisam arcar com limpeza, área comum, segurança e portaria, o que gera custos fixos mensais com serviços de condomínio – a menos que resida em um condomínio fechado.

Autonomia para reformas

Outra característica para quem escolhe uma casa é ter como vantagem a dependência do imóvel. Isso porque conforme o terreno é possível construir várias moradias e também realizar reformas estruturais, como criar mais um quarto, aumentar a cozinha ou uma varanda.

Ainda há a possibilidade de fazer alterações na planta do imóvel, construindo uma casa maior com mais dependências. Assim, o proprietário tem total autonomia para realizar qualquer tipo de mudança que julgar necessário em sua casa.

Animais de estimação

Apesar de alguns apartamentos permitirem que os moradores tenham animais, geralmente é mais fácil e agradável para os pets terrem um quintal para sair, tomar sol e passear sem ter que precisar do dono ou atrapalhar os vizinhos.

Além disso, dificilmente os animais de estimação são aceitos em apartamentos, devido a pouca ventilação e a estrutura física de convivência social ser mais próxima.

Possibilidade de comércio

Devido ao maior espaço que uma casa oferece, além de ser utilizada como moradia, também há a possibilidade de agregá-la a uma empresa, como um salão de beleza, escritório e oficina.

Essa condição é muito comum no Brasil e não deixa de ser uma ótima alternativa para associar um comércio onde é propícia esta aplicação.

Por que comprar um apartamento?

Já o apartamento também é uma alternativa para as pessoas que desejam ter um imóvel próprio, tornando-se ideal para aquelas que procuram mais praticidade e não se preocupam com as regras. A busca por esse tipo de imóvel tem crescido atualmente, principalmente nas grandes cidades onde a concentração de pessoas é maior.

Além disso, o valor de um apartamento é relativamente mais baixo do que uma casa e pode ser uma boa escolha para moradia, pois oferece algumas vantagens, como:

Segurança

Para quem passa muito tempo fora trabalhando ou viajando, escolher um apartamento é uma opção consideravelmente mais segura. Pois além da atuação do porteiro que monitora e controla todos os acessos ao prédio, os vizinhos estão a uma porta ou até mesmo a um andar de distância.

É claro que a segurança pode não ser 100%, mas o fato de tê-la torna-se um diferencial importante para quem busca um imóvel que ofereça mais segurança.

Garantias nas estruturas

Apesar de que morar em um apartamento seja preciso pagar a taxa de condomínio, isso gera mais praticidades para o cotidiano.

Isso porque nesse custo já está incluso a segurança que é realizada por uma equipe contratada pelo síndico e a atualização constante da estrutura do prédio é mudada sem que a pessoa precise se importar com isso.

Vizinhos mais próximos

Além da segurança que os vizinhos mais próximos podem proporcionar, há a possibilidade de criar um vínculo de amizade e poder contar com eles caso a pessoa viaje com frequência ou fique longe por um período. Assim, poderá ter alguém para cuidar das plantas ou de algum animal de estimação.

Área social

Diversos apartamentos possuem alguns serviços que já estão inclusos na taxa do condomínio, como quiosques com churrasqueiras, playgrounds, academias e piscinas. Essa área comum é um ótimo ambiente para que tanto os adultos como as crianças se socializem e façam amizades.

Localização

Devido à expansão das grandes cidades, as construtoras têm investido cada vez mais em prédios para abrigar o maior número de pessoas em menos espaços.

Com isso, diversas empresas aproveitaram a compra de terrenos localizados em regiões mais atrativas, como próximas dos centros, pontos importantes e zonas comerciais. Assim, torna-se mais fácil encontrar um apartamento em uma localização mais privilegiada e próxima do trabalho do que uma casa.

A escolha de uma casa ou apartamento não traz uma opção melhor do que a outra, pois ambos são semelhantes entre si. Nesse caso, optar por um imóvel perfeito vai depender daquele que melhor atenda às suas necessidades e se encaixe em seu perfil.

Para uma família com filhos pequenos, por exemplo, pode ser que uma casa com espaço seja a melhor escolha, pois oferece uma maior qualidade de vida. Em contrapartida, o apartamento pode proporcionar mais opções de lazer para as crianças, além de ter mais segurança.

Por isso, vale a pena mensurar a opção do imóvel que cabe no orçamento e se encaixe nos seus objetivos, tanto presentes quanto futuros, para fazer a escolha mais adequada.

E você ainda tem dúvidas em optar por uma casa ou apartamento? Quer se manter informado sobre mais dicas e novidades como essa? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos principais conteúdos!




Fonte: Blog Moving

Outras Notícias

ITBI

Saiba o que é ITBI, como funciona e porque é importante no processo de compra do seu imóvel. Comprar um imóvel é...

Casimiro de Abreu

História Casimiro de Abreu Rio de janeiro - RJ Histórico O atual Município originou-se da antiga aldeia dos...

Saiba como usar o FGTS para comprar imóveis ou construir

FGTS e pagamento do financiamento habitacional O saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado para pagamento da casa p...

Condominio Florestinha Casa na Planta

Mais uma família realizando o sonho da Casa da própria. A família Diogo e Deise fechando contrato na imobiliária com ...

Tradicional ou 4.0? Maturidade digital dos profissionais de vendas no Brasil

empos de transformação digital exigem uma revisão completa de práticas e processos nas empresas. E o que muda na forma de ...

Morar perto do metrô: 6 benefícios para escolher sua próxima residência!

Você tem perdido o horário todos os dias, não consegue tempo para passar com a família e nem para se exercitar direito? Mel...

CAIXA QUER JURO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO PREFIXADO ENTRE 8% E 9% AO ANO

A Caixa Econômica Federal já bateu o martelo quanto aos juros que serão cobrados na nova modalidade de crédito imobili&aacu...

Contrato assinado Caixa Econômica Federal Central Park Caixias

É com Grande satisfação que o Casal Angélica e Isaac efetuaram a assinatura de Contrato com Caixa para o empreendimento C...

Prevenção e combate de incêndios no condomínio

Prevenção e combate de incêndios no condomínio Todo mundo sabe que não dá para brincar...

Realizção Vanessa Ciam Inhaúma

Apartamento para Venda, Rio de Janeiro / RJ Ref: Spazio Roosevelt, bairro Colegio, 2 dormitórios, 1 banheiro, 1 garagem Mais uma Famil...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
(22)99227-1575

Sobre Nós





  • Feirão de Casas Unamar
    CRECI 9204
    E-mail: contato@feiraodecasas.com.br

    (22)99227-1575 Zap




     

     

                                                  
     
     
     

Contato

  •   Avenida Independência 10768, Loja 3,Unamar, Cabo Frio, RJ

  •   (22)99227-1575

  •   de Segunda à Sexta 09:00 hs às 21:00 hs e Sábado de 09:00 às 17:00 hs

  •   Fale Conosco

www.feiraodecasas.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias